segunda-feira, 4 de maio de 2009

Josy. Uma história real!

Para quem não me conhece, o meu nome é Josiane.
Estou criando esse blog com o objetivo de contar a minha hitória.
Diabética tipo I.
Transplantada renal.
Deficiente visual...
FELIZ!!!!!


Você que está lendo isso pela primeira vez, deve está me achando uma louca, mas eu vou explicar por que de tudo isso e o mais importante, o por que de tanta felicidade.
Para começar, vou contar um pouco de como tudo começou.
Sempre fui uma criança ativa e com problemas de saúde. Aos sete anos de idade, descobriram em mim um diabetes do tipo I, ou seja, infanto juvenil, insulino dependente. Desde então me tornei dependente de insulina ( Um hormônio sintétito injetável).
Mesmo com esse distúrbio, eu sempre levei uma vida normal. Sempre me dediquei aos estudos pois gosto muito de estudar.
Cheguei a realizar um dos meus maiores sonhos que foi o de trabalhar em um grande hospital, mas antes de continuar, eu preciso fazer algumas obsarvações.
Eu nasci e vivi a minha vida toda em Belo Horizonte,capital de Minas Gerais, Nasci no ano de 1979 e ainda tenho muitos sonhos a realizar.
A minha vida começou a mudar radicalmente, quando eu estava trabalhando no Hospital (Santa Casa de Belo Horizonte) e desmaiei, começava aí uma luta que nunca me passaria pela cabeça que eu a enfrentaria, eu estava nessa época com 23 anos de idade, e uma vontade enorme de viver .
Ao decorrer de mais ou menos 11 meses, eu fui de hospital em hospital, mas não como funcionária mas sim como uma paciente de risco.
Esse episódio se deu em novembro, em maio do ano seguinte, exatamente no dia 02 de maio de 2003 fui enternada no hospital das Clínicas de Belo Horizonte absolutamente inchada e quase sem conseguir respirar de tanto líquido retido, desde então, naquela mesma noite, os médicos que lá se encontravam, começaram a me submeter a vários exames até descobri o que eu realmente tinha uma vez que o diabetes não causa isso,fiquei internada 12 dias mas saí de lá com o diagnóstico de Insuficiência Renal Crônica (IRC),
Depois de 7 meses de tratamento ambulatorial semanal, eu comecei a fazer hemodiálise e exatamente quando eu estava com 4 meses de hemodiálise, eu dormi enxergando e acordei totalmente cega dos dois olhos.
Eu fiquei na situação de fazer hemodiálise por 2 anos e 6 meses e a visão eu perdi exatamente quando faltavam apenas 14 dias para eu completar 25 anos de idade e fiquei totalmente cega por mais de 4 anos.
Hoje eu estou com quase três anos de transplante, que aconteceu no dia 03 de junho de 2006 as 02:20 da madrugada, e hoje eu agradeço a Deus, por ter conseguido esse órgão tão vital que foi o rim, minha vida de transplantada é maravilhosa,, sei que ainda sou frágil mas não tanto quanto as pessoas me tratam, mas eu agradeço muito por que isso significa que eu sou querida por muitos e que a forma de cuidar de mim é zelando por mim.
Quanto a visão, eu hoje enxergo pouco menos de 21% depois de várias cirurgias e muita humilhação por estar totalmente cega.
Passei maus pedaços na época que estive totalmente cega mas tive muito apoio de algumas pessoas que são absolutamente especiais para mim. 
Meu pai, que para mim até hoje é o meu principal protetor e que mesmo vivenciando comigo uma situação terrível dessa, sempre me deu força e incentivo mesmo em meio a problemas pessoais, ele nunca me escondeu de ninguém, como muitos fazem, ele sempre se orgulhou de mim e me apoiou, e mediante a isso, eu nem preciso falar que eu o amo muito e devo muito a ele.
Outra pessoa que me apoiou muito e me apoia até hoje, é a minha mãe, sei que para ela é muito difícil aceitar essa situação, mas mesmo assim, ela me ajuda de um tanto que nem tem como medir, ela foi a pessoa que passou as noites em claro comigo nos hospitais quando eu era internada, que não foram poucas vezes, ela quem me descrevia e descreve até hoje, os filmes em mínimos detalhes, ela quem sempre me pergunta se eu consigo ver as coisas que ela me mostra e quer que eu veja pois sabe que eu vou gostar. Ela quem sai comigo as compras e coloca em minha mãos as coisas cor de rosa e me descreve como elas são. é quase inútil eu falar, mas quero deixar bem claro que eu a amo muito também.
Minha família toda me ajuda da sia forma, muitos dos meus familiares me criticam, mas eu acho muito bom por que assim, eles me ajudam a ter mais força para vencer as barreiras que ainda hão de surgir e a que eu ainda não venci.
Não posso deixar de citar duas pessoas muito especiais para mim, uma delas é o meu anjinho chamado Iracema, a Iracema eu conheci quando fazia pré vestibular e ela graciosamente foi da mesma sala que eu, eu me aproximei dela por que eu a vi como uma pessoa maravilhosa e não como uma pessoa cega como todos a olhavam, briguei muito por ela e se preciso for, faria tudo de novo pois eu a tenho como uma grande amiga e para mim é uma honra ter essa amizade tão maravilhosa. 
Ela me ajuda até hoje,afinal de contas, foi ela quem e ensinou o braille quando eu ainda enxergava e nem eu nem ela poderíamos imaginar que eu ficaria cega, mesmo assim, eu aprendi o braille com ela para na verdade, ficar mandando recadinhos para ela nas aulas e hoje eu uso a escrita braille tanto para uso pessoal quanto para dar aulas, graças a Deus.
Uma outra pessoa que me ajudou e me ajuda muito, é o Elson. Cego de nascença, de uma inteligêndia e uma capacidade incrível, assim como ele é uma pessoa incrível. 
Para mim, é muito difícil falar dessas pessoas incríveis uma vez que se eu disser algo de elogios para elas, ainda vai ser muito pouco, mas uma coisa eu digo sem medo de estar sendo justa, eu agradeço a Deus todos os dias por ter me dado a honra de ter essas pessoas em minha vida.
Sou evangélica praticante e tenho muita fé em Deus e sei que quem me deu e dá forças para enfrentar tudo isso, que não foi, não é e nem será fácil é Deus, eu digo que na verdade força eu não tenho mas Deus quem me sustém e me livra de todas essas tormentas.
Estou fazendo esse blog mais com o objetivo de ajudar as pessoas que acham que por uma coisa ou outra, já é o fim do Mundo. Para quem pensa assim, eu convedo a pensar uma coisa muito simples...
Imagine você, uma pessoa normal com a vida normal e derepente tudo fica escuro e com obstáculo que sempre te levam ao chão...
Uma vida totalmente independente e derepente você dependendo das pessoas para tudo e em nem tudo você tendo ajuda...
Assim foi a minha vida por mais de 4 anos e ainda hoje, eu ainda dependo das pessoas para andar na rua e para fazer algumas coisas, eu ainda não acostumei a reenxergar que na verdade, é muito mais difícil que ficar totalmente cega.

Pense que você é capaz de superar muita coisa se você confiar em Deus e tiver força de vontade, se eu consegui, você também consegue, tenha fé e se precisar conversar com alguém sobre qualquer coisa, apessoa mais indicada é Deus, mas caso queira fazer algum comentário que voê acha que vai ajudar alguém acrescer e até mesmo desabafar, eu me proponho a te ajudar. 
Peço apenas que me veja não como uma ex cega, mas sim como um milagre vivo de Deus ou como uma forma de ver o tamanho do amor de Deus. 
Pode parecer pouco, mas com o decorrer do tempo vou colocar aqui, todas as coisas que eu realmente passei durante essa jornada tortuosa e cheia de autos e baixos.
Belo Horizonte, 04 de maio de 2009..